7 pensamentos sobre “Biólogo x Ecólogo

  1. Engraçado todo isto! Você sabia que quando eu terminei a defesa do meu mestrado em ecologia, meu oriantador me felicitou de ser mestranda em biologia?!? Hehe, acho que tem muita confução mesmo dentro da nossa area (Biologia-ecologia). E na verdade, a vezes e dificil esplicar as diferencias entre os dois, pelo menos pra mim.

    Curtir

  2. Interessante o texto.
    Contudo, o fato é que os ecólogos enquanto não estiverem ajustados com a legislação não têm propriedade de assinar nenhum trabalho. O fato de ter uma grade não dá legitimidade para a atuação profissional. Pelo menos até o conselho tomar as devidas providências.

    Curtir

  3. Como ecólogo, concordo plenamente com o texto acima.
    Trabalho num empresa em que ecólogos e biólogos trabalham em conjunto, cada um atuando em sua área de especialidade sem maiores problemas.
    Para nós ecólogos, uma das maiores frustrações é do não reconhecimento pelo Ministério do Trabalho como profissional,o que impede a criação de conselho profissional ou a adesão em outros conselhos. Mas a luta continua…

    Curtir

  4. Olá, boa noite. Gostei do texto, porém ficou uma dúvida… vou fazer Biologia e quero atuar na área ambiental. Para isso será necessário eu fazer uma especialização ou o curso de Bacharel em Bio é suficiente? Posso até fazer uma especialização na área Ambiental mas quero saber se é obrigatório para atuar. Aguardo resposta.

    Curtir

    • Olá keci. O curso de bacharel te possibilita cursar disciplinas optativas nas áreas que te interessam. Dependendo de onde você fizer o curso de biologia, a faculdade pode te oferecer mais disciplinas em áreas onde ela tem maior volume de pesquisa. Quando for escolher o curso para prestar o vestibular, veja quais as disciplinas optativas que a unidade oferece pra quem está cursando Biologia. Já conheci muitas pessoas que queria atuar com Biologia Humana ou outra área, mas acabaram escolhendo uma faculdade de Biologia que possuía ênfase em áreas ecológicas e biotecnologia… Aí fica mais difícil conseguir adquirir prática na sua área de interesse…

      Sobre a obrigatoriedade, ela não existe de fato. O que vai contar é sua experiência de atuação, que vai sendo construída durante seus estágios obrigatórios e também posteriormente, quando buscar uma pós-graduação. Seu currículo é que vai informar a quem está contratando se você pode atuar na área. Da mesma forma, existem oportunidades de trabalho que não exigem experiência alguma, e podem ser uma porta de entrada para começar a atuar na área ambiental!

      Espero que tenha esclarecido sua dúvida, e fico à disposição se precisar de mais informações!

      Gustavo.

      Curtir

  5. Meu nome é Rafaela estou cursando 1ºperiodo de ciências biológica na faculdade Pitagoras e gostaria de saber se poderia me ajudar com o assundo de biólogo na ecologia ,preciso de algumas informações e se tem como me responder essas perguntas relacionadas a biólogo na ecologia? Como é trabalhar nessa área? Qual é o objetivo? Qual é o maior desafio que vc encontrou nessa área? Quais os profissionais que competem diretamente? E sua maior realização dentro da área de ecologia?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s